Dívida de cheque caduca?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Neste artigo veremos uma dúvida que está presente no dia a dia de muitas pessoas. A dívida de cheque caduca? ou melhor dizendo, prescreve? Sim, a dívida de cheque caduca, pois de acordo com a lei a um período de cinco para que isto aconteça, mas durante este período longo de cinco anos você ficará com o nome sujo, sem crédito e impossibilitado de fazer muitas operações financeiras. Portanto, você precisa aprender maneiras de ter estabilidade financeira (concursos, melhor emprego) e começar uma nova etapa em sua vida, alcançando independência financeira – clique aqui e saiba como!



 

Veja bem, o cheque é um título executivo que tem validade de seis meses. Se em seis meses ele não for apresentado ao banco, o mesmo não terá a obrigação de pagar, mas não quer dizer que a dívida será extinta, pois o credor terá o cheque como prova de dívida.

 

Então quer dizer que a dívida de cheque caduca?

A dívida de cheque caduca. De acordo com a lei o prazo para uma dívida prescrever é de cinco anos e começa a ser contato a partir do momento em que se deu origem à informação negativa do devedor e não da inclusão nos órgãos de proteção ao crédito.

Após o período de cinco anos as informações negativas são excluídas, mas não quer dizer necessariamente que a dívida caducou, pois o credor pode cobrar o devedor de forma judicial através de uma ação “Monitória”.

Dicas para quitar a dívida de cheque ou qualquer outra

Para evitar processos judiciais e muita dor de cabeça, procure negociar a dívida. Se o credor ver sua disposição em pagar ele irá também buscar formas de pagamento de que lhe atendam. Busque negociar os juros, pois em muitos casos eles são quase que anulados, e você acaba pagamento a dívida por um valor justo. Aprenda também sobre conceitos eficazes de educação financeira.

 

Leia também o artigo divisor de águas sobre como passar em concursos!

 

Fique atento às cartas de cobrança, feirões limpa nome e campanhas de pagamento de dívida, pois nestes momentos são oferecidos excelentes descontos para quitação da dívida.

Sempre peça desconto, planeje-se para que não prejudique sua vida financeira. O planejamento é imprescindível nas finanças.



Se este artigo sobre se a dívida de cheque caduca foi útil para você deixe seu comentário, críticas ou sugestões para criarmos o melhor conteúdo para você!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×