Dívidas de IPTU prescrevem após cinco anos?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Será que as dívidas de IPTU prescrevem após cinco anos?

Sim, as dívidas de IPTU podem prescrever dentro do período de cinco anos. O IPTU (IMPOSTO PREDIAL e TERRITORIAL URBANO) é utilizado para custear as despesas com administração e investimentos como obras no município. Também é utilizado para serviços essenciais à população, como por exemplo: Saúde, educação ou segurança, mas é muito importante que você busque maneiras de ter segurança financeira e encontrar formas de ter uma reserva em dinheiro, investir para realizar seus objetivos e sair do sufoco das dívidas (Veja aqui como alcançar independência financeira).


Vemos que o custo de vida a cada dia que passa fica mais alto e arcar com tantos impostos e despesas fica cada dia mais difícil. Isto acaba ocasionando atrasos em alguns compromissos, entre eles o pagamento do IPTU, fazendo com muitos perguntem se as dívidas de IPTU prescrevem após cinco anos. Continue a leitura e responderemos esta pergunta.

Assim como dívidas particulares de cada consumidor não podem ser cobradas após certo período determinado por lei, o poder público também não pode cobrar impostos, que pelo atraso se tornaram “prescritos”. Desta forma podemos entender que dívidas de IPTU prescrevem após cinco anos! A resposta é SIM!

O IPTU é um crédito tributário e sua prescrição ocorre em cinco anos também. Alguns juízes contam este prazo a partir do recebimento do carnê enviado para efetuar o pagamento do imposto., outros consideram que este prazo é contado a partir da data em que o carnê foi expedido.

Fica a nossa dica: Caso você esteja a cinco anos ou mais em atraso com o IPTU, verifique se está prescrito ou não, pois caso esteja prescrito, você irá pagar algo que não é preciso pagar mais. Veja neste link um vídeo com mais detalhes sobre este tema se as dívidas de IPTU prescrevem após cinco anos.

Dívidas de IPTU prescrevem após cinco anos

Muitas pessoas não sabem disso, portanto fique atento. Este tipo de atraso é mais comum do que você imagina e é utilizado na reestruturação de sua cidade.

Esperamos que este artigo falando se as dívidas de IPTU prescrevem após cinco anos possa sanar as suas dúvidas. Caso esteja querendo dicas para educação financeira, clique no link abaixo:

Dicas para educação financeira


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×