O que é um fiador?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×




Veremos neste artigo o que é um fiador e quais as situações em que se necessita do mesmo. Cremos que você com certeza já ouviu falar deste termo “fiador”, mas o que é um fiador na verdade? É simplesmente uma pessoa que garante a dívida de alguém. O fiador também é chamado de avalista.

o que é um fiador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com artigo (Artigos 818 a 839), temos a seguinte definição:

Promessa feita, por uma ou mais pessoas, de garantir ou satisfazer obrigação não cumprida pelo devedor, assegurando ao credor seu efetivo cumprimento. Negócio entre credor e fiador; o devedor (afiançado) não é parte na relação jurídica.

 

O fiador garante a dívida de uma pessoa em um contrato e neste contrato que geralmente engloba financiamentos, em alguns casos pede-se que haja um fiador, que caso você não pague a dívida, o fiador será garantidor que pagará em seu lugar.

 

Ser fiador é algo muito delicado, pois dependendo do contrato, o mesmo poderá entrar em uma situação de dificuldade financeira e será obrigado a pagar o que prometeu a assinou em um contrato, portanto pense muito bem antes de alguém pedir para que seja um avalista (fiador).


 

O que é um fiador – Dicas

Algumas dicas bem importantes para fiadores: Peça sempre os comprovantes de pagamento do contrato, pois se houver algum imprevisto, você terá provas em mãos do que foi pago.

 

Outra dica é que nunca faça para quem não conhece, devemos ajudar as pessoas, mas não devemos entrar em possíveis problemas no futuro.

Ser fiador é algo muito delicado como dissemos acima. Pense, analise e planeje muito.

 

Se não é fiador, mas é o titular de uma dívida, esteja sempre em contato o seu fiador, deixando claro tudo o que há no contrato combinado.
Esperamos que este artigo possa ter tirado todas as suas dúvidas a respeito de o que é um fiador.


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×