O que são ativos financeiros?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

O que são ativos financeiros? Falando de uma forma bem simplificada, podemos dizer é algo comum para qualquer pessoa lidar com dinheiro, moedas, notas e até mesmo a caderneta de poupança.

Detalhamento sobre o que são ativos financeiros

Você já ouviu falar sobre os fundos de investimento ou títulos da dívida pública? Pois bem, todos eles são considerados ativos financeiros.

Os ativos financeiros podem estar tanto na forma de dinheiro, como também podem identificar a posse de algum direito. Tomemos como exemplo, ao se colocar dinheiro em uma poupança, o investidor terá direita a uma caderneta de poupança. A posse de uma caderneta de poupança reconhece que o investidor possui direito naquele montante e da mesma forma, o banco possuirá débito com o investidor, ou seja, uma dívida.

O que são ativos financeiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo deixaremos as descrições dos tipos de ativos existentes no mercado brasileiro, confira!

Ativos de crescimento

Os ativos de crescimento são do tipo de que não possuem muita volatilidade em curto prazo, mas em se tratando de longo prazo eles proporcionarão um grande crescimento para o seu patrimônio.
Podemos dizer que as ações de empresas boas e até mesmo bons ETFs são excelentes ativos de crescimento de patrimônio.

Ativos de Reserva Financeira

Os ativos de reserva financeira tem alta liquidez, mas de modo geral pouco rendimento, em especial devido à política atual de redução de taxa de juros.

Ativos de Geração de Renda

Estes ativos são do tipo que fornecem uma renda periódica para o investidor, por exemplo, imóveis locados para terceiros, fundos imobiliários, entre outros. Estes são considerados excelentes geradores de renda.

Conclusão

Estes conceitos são considerados simples, mas muitas pessoas ignoram e não visualizam estes detalhes simples no momento de investir.

Hoje em dia é comum vermos pessoas juntando dinheiro para um objetivo específico de curto prazo, mas por falta de informação e também de conhecimento colocam o dinheiro em ativos onde o tipo de renda é variável e isso aumenta o risco de oscilações negativas no momento em que precisarem do dinheiro.

Esperamos que estas dicas sobre o que são ativos financeiros possam lhe ajudar grandemente.

Clique aqui e conheça o ebook como investir dinheiro!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×