Validação de CPF

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Como funciona a validação de CPF?

A validação de CPF consiste em descobrir se o mesmo está de acordo com as regras impostas pelo Ministério da Fazenda.



 

Existe um algoritmo do CPF. Para quem não sabe o que é um algoritmo, deixamos esta definição:

 

“É uma sequencia de normas ou regras, raciocínios, operações tanto de lógica quanto de matemática que analisa um número finito de dados e tem a finalidade de solucionar algum problema”.

validação de CPF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No caso da validação de CPF o problema a ser solucionado é saber se o CPF esta de acordo com as regras gerais do ministério da fazenda. Estas regras do algoritmo são muito utilizadas em sistemas onde é necessário cadastro do CPF.

 

Você provavelmente já se cadastrou em algum site que pediu seu CPF, por exemplo, o site do ENEM, se o seu CPF não for digitado corretamente, o sistema irá lhe informar que o mesmo não está correto, e esta validação de CPF impede erros de cadastro e até mesmo tentativas de fraudes, etc.

 

O CPF é composto por 11 onze algarismos e o seu cálculo é complexo, portanto se você tem interesse e se aprofundar no detalhamento do mesmo, vale a pena ver este link http://imasters.com.br/artigo/2410/javascript/algoritmo_do_cpf/, onde é explicado passo a passo o código. Detalhe: É algo que programadores gostam, porque foi criado por eles.

 

Concluindo… A validação de CPF é utilizada para fins de teste de software ou sistemas que utilizarão este recurso e se você tem interesse em saber se o seu CPF é válido, clique aqui.

 

Todo conhecimento é útil para o nosso dia a dia, para futuros negócios, ideias e muito mais. Mesmo que você não utilize este algoritmo fica o conhecimento, e conhecimento nunca é demais, quanto mais, melhor.

 

Agora é com você! Sucesso!

 

Esperamos que este artigo possa lhe ajudar, e pedimos que compartilhe, envie para um amigo.






0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×